Fala Seus Técnicos, estamos de volta! ;)
Projeto bem bacana e funcional de um transmissor, com modulação AM, para a faixa de 40 Metros.
O excitador é bastante simples, tem um trim-pot de 470 ohms, que ajusta o nível do VFO. Como vemos no esquema, é bastante simples, com poucos componentes.
O modulo PA é composto de um transistor MRF455, seguido em seu coletor um circuito pi e mais 2 capacitor em serie para a antena.
O modulador é o mesmo do terráqueo, um modulador em serie. É composto de um integrado TDA 2002/2003, que excita um pequeno transformador de primário 8 ohms e secundário 600 ohms, este ao conjunto de transistores ligados em Darlington, note que neste projeto usei um BD 135, um TIP 3055 e como saída um MJ 802(equivalente a 2 transistores 2N3055 juntos no mesmo encapsulamento). O ajuste da tensão é feita por um trim-pot, a tensão deve ser ajustado mais ou menos uns 10 volts sem modulação e uns 15 volts com modulação. Note que aqui também é deve-se usar um bom dissipador para os dois transistores, o TIP 3055 eo MJ 802, devemos usar um cooler de computador para resfriar os transistores, pois eles esquentam bastante.
A potencia deste transmissor é mais ou menos uns 10W, e quando se modula ele vai a uns 20W.
Esqueci-me de falar sobre o nome deste projeto, é PORVINHA que foi batizado pelo Joaquim PY2JPP.
Projeto completo no link abaixo!
Abração!
Download
Projeto bem bacana e funcional de um transmissor, com modulação AM, para a faixa de 40 Metros.
O excitador é bastante simples, tem um trim-pot de 470 ohms, que ajusta o nível do VFO. Como vemos no esquema, é bastante simples, com poucos componentes.
O modulo PA é composto de um transistor MRF455, seguido em seu coletor um circuito pi e mais 2 capacitor em serie para a antena.
O modulador é o mesmo do terráqueo, um modulador em serie. É composto de um integrado TDA 2002/2003, que excita um pequeno transformador de primário 8 ohms e secundário 600 ohms, este ao conjunto de transistores ligados em Darlington, note que neste projeto usei um BD 135, um TIP 3055 e como saída um MJ 802(equivalente a 2 transistores 2N3055 juntos no mesmo encapsulamento). O ajuste da tensão é feita por um trim-pot, a tensão deve ser ajustado mais ou menos uns 10 volts sem modulação e uns 15 volts com modulação. Note que aqui também é deve-se usar um bom dissipador para os dois transistores, o TIP 3055 eo MJ 802, devemos usar um cooler de computador para resfriar os transistores, pois eles esquentam bastante.
A potencia deste transmissor é mais ou menos uns 10W, e quando se modula ele vai a uns 20W.
Esqueci-me de falar sobre o nome deste projeto, é PORVINHA que foi batizado pelo Joaquim PY2JPP.
Projeto completo no link abaixo!
Abração!
Download







0 comentários:
Postar um comentário